-
Arquitetos: Balsa Arquitetura
- Ano: 2023
-
Fotografias:Henrique Queiroga
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Buteco Fiado carrega as características de um bom e original buteco. Tem uma cozinha de balcão próxima à porta e permite que o cliente esteja perto de quem está finalizando o prato ou preparando um drink. É um convite para um bom papo de balcão, como o Chef Djalma Victor idealizava. O mesmo balcão de cozinha auxilia no serviço da calçada, apoia a choppeira, recebe e entrega a louça. Para a composição da fachada, o projeto se valeu do material original do imóvel: os tijolos maciços que compõem as alvenarias. Os revestimentos existentes foram removidos, deixando os tijolos à mostra e criando uma composição rica, em um contraponto vibrante entre dentro e fora do bar.
Internamente o bar é organizado pelo balcão de finalização, à direita, e pela área de circulação, à esquerda, usos que dividem a loja ao meio. Com essa configuração, os clientes podem se acomodar no balcão, interagir com a cozinha ou apoiar os copos em uma pequena bancadinha e conversar em pé, por ali mesmo. Nesse espaço não há um protagonista. Balcão de azulejos vermelhos, parede de tijolos com pintura, piso em mosaico - e todo o resto do contexto - se complementam, criando um espaço vibrante, cheio de informação e equilibrado. No último trecho do andar térreo, o piso de mosaico sobe na parede e cria um fundo contínuo.
À esquerda, e desde a porta de acesso, o mural segue com elementos que têm a ver com o Fiado e ajudam a contar sobre a atmosfera do bar, trazendo assunto para essas paredes.
No segundo andar, há mais mesas e, com elas, a oportunidade de apreciar a vista privilegiada da varanda. A ambiência é um pouco diferente do pavimento inferior, com meia parede revestida, detalhe em filete vermelho, teto também vermelho, um plano grande de piso em mosaico.